Introdução
Para fazer uma produção fonográfica é necessário cumprir várias etapas. Todas são importantes. Elas reúnem conjunto de ações que determinarão o sucesso do empreendimento, resultando no produto pronto para ser fabricado sem nenhum problema. Vamos dar como exemplo as etapas para confecção de um CD:
Antes de tudo deve-se escolher o repertório, a quantidade de músicas que farão parte do CD, quem participará das gravações, quais serão os músicos, quem será o produtor, se haverá participações especiais, entre outros. Deve-se levar em consideração que um CD comporta 74 minutos de música. Existem CDs com mais de 74 minutos, mas estes são preferencialmente utilizados em projetos especiais, pois são sujeitos a vários defeitos, portanto, não sendo utilizado normalmente pelas fábricas.
Levantar custos de:
Músicos, autorizações para utilização das músicas, material gráfico (foto, arte, fotolitos), fabricação, hora de estúdio e tudo que tiver relacionado com a confecção do CD .
Escolhidas as músicas, deve-se examinar situação de cada uma quanto a autores e autorização para utilização. Este será o próximo passo.
Existem algumas pessoas e sociedades cuja participação é de vital importância para execução do projeto: o AUTOR, as EDITORAS, as ASSOCIAÇÕES e o ECAD, o PRODUTOR, os MÚSICOS, o ESTÚDIO de GRAVAÇÃO, as FÁBRICAS, o DEPÓSITO LEGAL.